Como na Corrida Maluca ou no Speed Racer começamos a percorrer nossa
aventura pela disciplina Recursos Educacionais Digitais. O mais legal é que diferente
desses desenhos, não estamos com o propósito de chegar primeiro ou deixar os
outros para trás e sim que todos cheguem juntos porque estamos nos propondo a
aprender juntos!
Focar na colaboração e na coletividade! O que temos para contribuir com o
outro? E o que o outro tem para contribuir conosco? Isso Vygostky e vou até colocar
Bakhtin porque os dois juntos não tem como não pensar na relação com o outro.
As principais impressões sobre a disciplina foram a de que ninguém vai ficar
parado, pois, estaremos atônitos com tantas informações e problemáticas para discutir
e que a sala de aula não se restringe as quatro paredes de uma instituição. E por
incrível que pareça essa é a maior novidade, porque em toda minha formação seja da
Educação Básica ou do Ensino Superior fui ensinada a ouvir o que os professores
tinham para falar e poucas vezes dizer minha opinião ou entrar em alguma discussão.
Acredito que as palavras-chave desse primeiro dia foram desprendimento e
desafio. Desprender do que já estava colocado como metodologia de ensino e de
certa forma naturalizada e se desafiar para sair desse lugar confortável e acomodado
de ouvinte.
Como pedagoga observo que temos um discurso maravilhoso da criança ser o
centro da aprendizagem, fazer com que ela participe e se engaje mais, só que ao
mesmo tempo ignoramos esse viés construtivista por tratar a sala de aula da mesma
forma de sempre, controlando nossas crianças e muito menos as deixando serem
desafiadas.
O desafio está lançado!
A cada quinta-feira aceitamos esse desafio de se desprender e conhecer outras
formas de pensar a sala de aula, porque como vamos perceber ao ler o texto de Pinto
(1994) é que a tecnologia (a técnica) já estava em nossa sociedade desde que ela
começou a existir, mesmo antes de nos entendermos por Homo Sapiens.
Já vivenciamos a tecnologia na sala de aula, mais por não termos objetividade
pedagógica acabamos a desconsiderando e só vamos valorizar o computador, o
projetor.
Vamos nos levantar e partir para uma nova aventura com muitos mistérios, assim
como Ash Ketchum da cidade de Pallet vamos desbravar o mundo que já
conhecemos, mas de uma forma muito mais aprofundada.
Que mistérios irei compartilhar aqui? Alguma sugestão?
Será que já sabemos tudo sobre o universo do mundo tecnológico?
Muito obrigada por suas contribuições, respondem as questões que coloquei no meu blog!
ResponderExcluirVamos atrás de outras, então!
ExcluirTemos uma Pokémon na turma!
ResponderExcluirOlá, estamos esperando que você atualize seu blog com os estudos indicados pelo problema 1.
ResponderExcluir1. Qual o conceito de Tecnologia?
2. Qual o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação?
3. Qual o conceito de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação?
4. Qual o conceito de Recursos Digitais Educacionais?
5. Quais os discursos que existem no meio do povo e que denotam desconhecimento do que seja tecnologia e como ela pode ser utilizada em sala de aula?
6. Como deve ser a formação de professores para o uso dos Recursos Digitais Educacionais?